Pernambuco abre mais de oito mil vagas em Escolas Técnicas

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de 8.445 vagas em Cursos Técnicos, ofertados na forma Médio-Integrado à Educação Profissional, em jornada integral, pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). As inscrições devem ser realizadas pelo site www.educacao.pe.gov.br até 16 de novembro. Caso o candidato não tenha acesso à internet, as ETEs disponibilizarão um local de apoio com computador para efetivação da inscrição.

“Em 2020 estamos comemorando dez anos da política pública da educação profissional na pasta de Educação e Esportes e estamos fechando o ano batendo a marca de 50 Escolas Técnicas Estaduais, distribuídas em todo o estado de Pernambuco. Além de estarmos comemorando esse marco, estamos celebrando a possibilidade da oferta dos novos cursos técnicos que vem para ampliar a oportunidade de inserção dos jovens no mercado de trabalho”, comentou Maria Medeiros, secretária executiva de Educação Integral e Profissional.

São 26 cursos disponíveis em diversas áreas de atuação. Destes, seis estão sendo ofertados pela primeira vez. “Os novos cursos atendem uma demanda da população e também do mercado, a intenção é que a gente siga formando os jovens pernambucanos para que eles consigam acessar as oportunidades oriundas de novos empreendimentos que estão chegando no estado”, pontuou.

Para participar da seleção, o candidato deve apresentar declaração provisória de conclusão de ensino fundamental; certidão de nascimento (Original ou cópia autenticada); carteira de Identidade – RG (Original ou cópia autenticada); cadastro de pessoa física – CPF (Original ou cópia autenticada); preenchimento da ficha de matrícula fornecida pela Secretaria da Escola; duas fotos 3X4; comprovante de residência com CEP (Original ou cópia autenticada); e cópia do Cartão de Vacina atualizado (Original ou cópia autenticada). É importante destacar que no ato da inscrição o estudante deve informar o local e horário da prova.

O processo seletivo será realizado em etapa única constituída de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório e será executado no formato eletrônico e remoto, permitindo a participação do estudante de onde ele estiver. A prova objetiva será realizada entre os dias 17 e 27 de novembro e será constituída de 20 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com cinco alternativas para cada uma delas, na qual apenas uma será correta, abrangendo os conteúdos relativos às disciplinas de língua portuguesa e matemática.

O resultado final será divulgado no site www.educacao.pe.gov.br no dia 04 de dezembro com a nota e situação do estudante em relação à classificação por Escola/Curso.

O candidato classificado poderá optar por estudar em uma das 50 ETEs espalhadas pelo estado e escolher qualquer um dos cursos ofertados pelas instituições. Para 2021, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, anunciou a entrega de mais quatro ETEs, sendo duas no Recife, uma em Olinda e uma em Caruaru. Além disso, o órgão reforçou a grade incluindo seis novos cursos: artes visuais, farmácia, produção de áudio e vídeo, rádio, TV e internet, sistemas de energia renovável e teatro. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na quarta-feira (04).

Cronograma

Período de inscrição dos candidatos – 05/11 a 16/11/2020

Realização das provas objetivas – 17 a 27/11/2020

Período de Revisão das Provas – 30/11 e 01/12/2020

Recursos da Prova – 30/11 e 01/12/2020

Primeira classificação – Resultado Definitivo – 04/12/2020

Período de matrícula da 1a classificação – 09 a 15/12/2020

Segunda classificação (remanejamento) – 17/12/2020

Período de matrícula da 2a classificação – 18 a 22/12/2020

Terceira classificação (remanejamento) – 23/12/2020

Período de matrícula da 3a classificação – 28 a 30/01/2020

Início das Aulas – Conforme calendário do ano letivo de 2021, ainda a ser divulgado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *