Sem água, moradores de Machados bloqueiam entrada da cidade

Sem abastecimento regular a aproximadamente três e com o racionamento agravado nas últimas semanas, dezenas de moradores do município de Machados realizaram um protesto para cobrar à Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) cumprimento do calendário de abastecimento dos bairros. Na tarde dessa quinta-feira (11), populares interditaram a entrada da cidade, na altura da comunidade de Laranjeiras, onde fica o portal.

Os protestantes queimaram pneus e troncos e folhas secas de bananeiras durante mais de duas horas. Alguns motoristas de caminhões não se intimidaram com as chamas e chegaram a passar com os veículos por dentro do protesto, como mostra um vídeo encaminhado via WhatsApp à nossa reportagem. Motociclistas usaram as laterais da via para cruzar o protesto. O fogo foi apagado com a chegada de uma viatura do Corpo de Bombeiros.

Em resposta à reportagem da Rádio Jornal Limoeiro, a Compesa informou, por meio de nota, que a barragem que abastece Machados entrou em colapso e, com isso, não existe possibilidade de atender, no momento, as áreas mais altas, a exemplo de Laranjeiras. Ainda no documento, a companhia afirmou que caminhões-pipa serão contratados para abastecer as residências. Confira abaixo a nota na íntegra:

“A Compesa esclarece que a Barragem de Condadinho, responsável por abastecer a cidade de Machados, está em colapso. O manancial responde pela oferta de 15 l/s e recebe o complemento do Sistema Siriji com 10 l/s. Com o colapso, a oferta foi reduzida em 60% impactando no abastecimento. A Compesa esclarece, ainda, que realizou ajustes no calendário, porém não está sendo possível atender as áreas elevadas dos bairros de Laranjeiras e Machadinho diante das dificuldades da adequada pressão da rede. Desta forma, para atender a estes moradores, a Companhia está contratando carros-pipa para realizar o atendimento destas áreas”.

Fonte: Blog do Agreste

Foto: Luís Correa – Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *