Começam as comemorações do Bicentenário da Independência

Projeto de Democratização Histórico – Cultural 200 Anos da Independência do Brasil atingirá milhões de pessoas

As comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil já começaram, pelo menos no formato virtual. A iniciativa é da Editora Cenário e propõe a publicação de episódios históricos das revoluções que antecederam o Grito da Independência até o ato de D. Pedro I, em 7 de setembro de 1822.


Ao todo, mais de 40 episódios trarão o contexto do que causou os movimentos em prol da emancipação do Brasil como nação. Tudo começa em 1 de abril de 1641, quando um grupo de bandeirantes convocou Amador Bueno da Ribeira, “o aclamado”, para separar São Paulo do resto Brasil e de Portugal. O movimento separatista foi frustrado, pois Bueno desistiu da ideia e jurou fidelidade ao rei de Portugal, D. João IV. Depois vêm revoluções como A Revolta dos Beckman, Conjuração Mineira e Revolução Pernambucana, dentre outras, até chegar ao evento das margens do Ipiranga.


A narrativa também será publicada em linguagem didática em 20 mil fascículos nos formatos de papel e em e-book. A ideia é ampliar o conteúdo para o maior número de pessoas possível, através do Projeto de Democratização Histórico – Cultural 200 Anos da Independência do Brasil, A Construção do Novo País.


Professores, pesquisadores, empresários, profissionais liberais, estudantes e público em geral podem se envolver com o projeto de formas diferentes entre si. Professores e pesquisadores, por exemplo, podem contribuir com conhecimento, enquanto profissionais liberais e estudantes tendem a aprender mais sobre a história do Brasil. Já os empresários têm a oportunidade de associar sua marca ao maior evento histórico do País em seus 200 Anos, através de ampla campanha educativa-cultural e publicitária, que tem a estimativa mínima de atingir 4 milhões de pessoas.

O público em geral acompanha o conteúdo através dos endereços eletrônicos: 200anosdaindependenciadobrasil.com, www.cenarioeditora.com e aqui no site Pernambuco Ativo, além das 6 (seis) páginas nas redes sociais, o que beneficia adolescentes, professores, pesquisadores, enfim a todos que queiram conhecer o histórico completo da Independência do Brasil.

Assista o Lançamento do Projeto no Programa Voz do Planalto:


Para maiores informações entrar em contato pelos telefones abaixo:
Contatos: (81) 99872.7389 – Paulo Ferreira
(81) 99856.7529 – Sivaldo Venerando
(81) 99176.4420 – Humberto Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *