Mais de 90 milhões de vacinas Covid-19 já foram aplicadas em todo Brasil

Nesta quarta-feira (23), o Brasil atingiu mais uma marca importante na corrida pela imunização contra a Covid-19: mais de 90 milhões de doses de vacinas já foram aplicadas em todo o país. A campanha segue em ritmo acelerado e mais de 65,3 milhões de pessoas receberam a primeira dose. Isso significa que a vacina já chegou para 40% do público-alvo, que tem mais de 160 milhões de brasileiros acima de 18 anos.

A vacinação é prioridade do Ministério da Saúde para superar a pandemia da Covid-19. Entre os brasileiros que tomaram a primeira dose, 24,7 milhões já completaram o ciclo vacinal com a segunda dose e estão completamente protegidos da doença. É importante reforçar: se você já tomou a vacina, fique atento ao prazo para a segunda dose, que deve ser tomada mesmo se estiver atrasada.

“Pelo ritmo que nossa campanha vem adquirindo nas últimas semanas e no último mês, já é possível antever que toda a população brasileira acima de 18 anos pode ser imunizada com pelo menos uma dose da vacina até o mês de setembro”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 123,2 milhões de doses de diferentes laboratórios contratados para estados e Distrito Federal desde o início da campanha de vacinação, em janeiro. Vários grupos prioritários, definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), já foram contemplados, como idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, população ribeirinha, entre outros.

Neste momento, a vacinação está focada na proteção dos grupos de forças de salvamento e segurança, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades, trabalhadores portuários, trabalhadores do transporte aéreo e da educação.

MAIS VACINAS

Até o fim de junho, serão recebidas mais de 38 milhões de vacinas. Em julho, a previsão chega a 42 milhões de imunizantes. Ao todo, já foram encomendadas pela pasta mais de 660 milhões de doses até o fim deste ano, número suficiente para imunizar toda a população brasileira.

Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *